Não faz muito tempo que as abelhas começaram a sumir sem deixar rastros de suas colméias. Estima-se que cerca de 40% das abelhas nos EUA, desapareceram nos últimos 12 meses.
As abelhas estão todas trabalhando, seguindo seus instintos, quando simplesmente do nada elas enlouquecem e abandonam a colmeia. Não há rastros para onde foram ou se ainda estão vivas, sem corpos ao redor das colméias. O comportamento é estranho e acontece no mundo inteiro.
A sindrome que ataca estas abelhas foi nomeada de colony collapse disorder ("desordem de colapso de colônia", em inglês). Nos EUA, 50 bilhões de abelhas - 40% das colmeias do país - sumiram, tornando assim o país mais afetado por esta síndrome. Foi em 2006 que os primeiros casos ocorreram, mas só agora os cientistas descobriram o que está havendo. "É uma infecção por vírus, que danifica o código genético dos insetos", afirma a entomóloga May Berenbaum, da Universidade de Illinois. O vírus ainda não foi isolado, ele causa modificações em 65 genes dos insetos. De acordo com os estudiosos, não é só a falta de mel que será consequência desta sindrome. As abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 120 mil espécies de plantas floríferas que existem no mundo. Se um mundo sem abelhas já seria ruim, imagine sem flores.
Texto original de Marcella Chartier. Adaptação por João Textor. Retirado da revista Super Interessante edição 271 novembro/2009.
Mais um artigo tirado da revista Super Interessante, estou com ela aqui do lado folhando e anotando os artigos que irão virar posts aqui no Blog, e não serão poucos :)
Um abraço e boa noite.
APOSTILA DE SEGURANÇA DIGITAL
Estou lançando uma apostila com 36 páginas por apenas R$9,90.
Para comprar ou conhecer o conteúdo da apostila, clique AQUI.
Para comprar ou conhecer o conteúdo da apostila, clique AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário