Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis foram pesquisadas em diversos países do mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plástico empregando-se derivados da cana-de-açúcar e uma bactéria recém-identificada, capaz de transformar açúcar em plástico.
"A bactéria se alimenta de açúcar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plástico biodegradável chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem é que, ao ser descartado, o bioplástico é degradado por microorganismos existentes no solo em no máximo um ano, ao contrário dos plásticos de origem petroquímica, que geram resíduos que demora mais de 200 anos para se degradarem."
Procurando mais um pouquinho, achei sobre a tal bactéria mágica:
"A nova bactéria, até então desconhecida nos meios científicos internacionais, foi isolada em solo de plantação de cana no interior paulista. O gênero (Burkholderia) já era conhecido, a espécie, não. Por isso a designação da espécie (sacchari) é uma referência à cana brasileira. Seu nome científico é Burkholderia sacchari."
Pelo que vi essa notícia é meio velhinha, ali pelo início de 2008, mas como eu também sou uma (trouxa) candidata do queridíssimo ENEM (os que viram a primeira prova e se depararam com o texto aqui devem ter sacado) achei o texto da questão do mesmo interessante e resolvi postá-lo aqui :)
Fontes: GOMES, A. C. Biotecnologia ajuda na conservação do ambiente. Revista eletrônica Vox Sciencia. (enfim, o que tem nas letras miúdas da questão do ENEM);
Biodiversidade brasileira mostra força: é a nova bactéria que produz plástico biodegradável de cana
Imagem por Canal Rural
0 comentários:
Postar um comentário