APOSTILA DE SEGURANÇA DIGITAL

Estou lançando uma apostila com 36 páginas por apenas R$9,90.
Para comprar ou conhecer o conteúdo da apostila, clique AQUI.

12 de mai. de 2010

Poeira de cometa é achado na Antártica

Novas partículas extraterrestres, provavelmente com origem de algum planeta, foi identificado pela primeira vez na neve no centro da Antártica.

Descoberto por pesquisadores do Centro de Espectrometria Nuclear e Espectrometria de Massa, os micrometeoritos que estão bem preservados, são feitos de mateira orgânica contendo pequenos conjuntos de materiais dos lugares mais remotos e gelados do Sistema Solar.

A base científica Ítalo-Francesa é localizada na região central da Antártica. É um dos lugares mais remotos do planeta, onde a quantia de poeira de origem terrestre é extremamente pequena.

Cientistas descobriram uma nova família de partículas extraterrestres em camadas de neve ultra-limpa localizadas a uma profundidade de quatro metros na vizinhança da base. Foram identificados micrometeoritos ultra carbonosos (partículas com menos de 1 milímetro de tamanho com cerca de 50-80% de material carbonoso).

Análises usando transmissão eletrônica microscópica mostraram que os micrometeoritos são feitos de quase só de matéria orgânica levemente alteradas, contendo pequenas quantias de minerais. Análises feitas com uma micro sonda de íons revelou que sua composição de isotopos de hidrogênio mostra uma enorme proporção de Deutério (aproximadamente 10 vezes mais que o encontrado em oceanos terrestres). Tendo isto em conjunto, os resultados indicam que as partículas muito provavelmente vieram dos mais distantes corpos celestes do Sistema Solar, cometas.

Os cometas são feitos duma mistura de materiais congelados e poeira. As vezes alguns deles entram no interior do Sistema Solar, e quando passam perto do Sol, o aumento da temperatura causa uma elevação dos materiais gelados, levando numa expulsão de uma mistura de gases e grãos do cometa no espaço interplanetário. Alguns destes grãos podem cruzar a orbita de Terra conforme se movimentam ao redor do Sol, onde a maioria deles terminam sua viagem. É provavelmente um destes grãos cometários que foram descobertos na Antártica.

(Tradução de nossa autoria.)

Para ler a matéria completa, em inglês, acesse o Science Daily.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina